segunda-feira, 8 de setembro de 2008

História da Informática na Educação

O inicio da informática aplicada a educação deu-se no meio de avanços tecnológicos e incentivos de políticas públicas educacionais. A informática aplicada a educação insere-se primeiro no setor administrativo das escolas tanto privadas como públicas. Os movimentos da informática surgem como ondas que segundo Simão Neto podemos descrever assim:

  • -primeira onda: logo e programação;
  • -segunda onda: informática básica;
  • -terceira onda; software educativo;
  • -quarta onda: internet;
  • -quinta onda: aprendizagem colaborativa;
  • -sexta onda: o que será?

O primeiro movimento LOGO promoveu a produção de diversas pesquisas e o desenvolvimento de projetos em varias escolas.
O segundo movimento respalda-se em um mundo mais globalizado. Difundindo-se assim a construção de escolas de informática básica que ministram cursos de Windows, Word, Excel, Power Point e outros aplicativos, cujo o enfoque é o de saber usar a informática.
O terceiro movimento cuja a proposta é o de criação de software educativos para integrar o trabalho nos laboratórios de informática com as disciplinas curriculares, proporcionando ao educando a construção de conhecimento.
A quarta onda é o surgimento da internet na educação em 1990, com ela vários projetos com as experiencias acumuladas em informática educativa. Como a criação do Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO) . Há também a criação de núcleos de tecnologias educacionais quais seriam os responsáveis pela formação de professores e técnicos, bem como pelo suporte técnico e pedagógico nas escolas.
A partir de 1995, inicia-se a estruturação de disciplinas especificas de informática na educação, que passam a integrar os currículos das universidades brasileiras em cursos de pedagogia e licenciaturas.
A quinta onda vem com a importância do uso do computador na educação nos levando a pensar que a sociedade humana não pode sobreviver se a cultura não for transmitida de geração a geração, é necessário que a escola se aproprie das ferramentas criadas pelo homem objetivando uma formação que garanta, no minimo, reflexões e ações para construir um mundo melhor.
A sexta onda propõe-nos uma reflexão sobre: O que virá? Qual o papel da escola? Qual o papel do professor? Quais as metodologias os professores aplicaram na sua ação educacional?

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA

BRITO, Galucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Informática na Educação. Curitiba: Facinter, 2005.

MEC. ProInfo - Programa Nacional de Tecnologia Educacional. Disponivel em <http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=content&task=view&id=136&Itemid=77> Acesso em: 08 setembro 2008.

WIKIPÉDIA (Brasil) (Org.). Software educativo. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_educativo>. Acesso em: 08 setembro 2008.

ZACHARIAS, Vera Lúcia Camara. A Linguagem logo. Disponivel em <http://www.centrorefeducacional.pro.br/linlogo.html> Acesso em: 08 setembro 2008.

6 comentários:

Centro de Ensino Graça Aranha disse...

O texto explicitado por vocês, revela bem os esforços empreendidos quando se fala em informática aplicada a educação.
É interessante perceber que tudo segue uma ordem lógica, e com a informática não poderia ser diferente. Os movimentos classificados por Neto, mostram uma espécie de continuidade no que diz respeito à aplicação na área educacional. Hoje é imprescindível o uso do computador, por que a maioria dos alunos apesar de não possuir a máquina em casa, tem relativo acesso á ela e significativo conhecimento da internet. Esse mundo virtual é prazeroso para os alunos, além de ser novidade, e certamente poderá ser bem explorado por professores, desde que eles concordem e sejam “treinados” para utilizá-lo de forma eficaz.

Susann, Susy, Larisse e Genilda
http://pedagogiaufma.blog.com/

VI Período de Pedagogia - UFMA disse...

A idéia central do texto foi interessante,pois foi bem focalizado os marcos históricos dos movimentos da informática na educação. No entanto, faltou uma ponte a atual realidade, em apontar os avanços e dificuladades encontradas pelos educadores na promoção da aprendizagem, tendo a informática como ferramenta auxiliadora de sua prática pedagógica.

Ariana, Lourdes, Luzinete e Solange.

Acadêmicas do curso de Pedagogia da UFMA - 6º período. disse...

A forma como o texto foi redigido permitiu-nos entender a linearidade e gradativa evolução da informática no aspecto educativo. As "ondas" que caracterizam esse desenvolvimento foram, de fato, desencadeadas conforme às necessidades que surgiram no tocante ao uso da informática dentro do contexto educacional. Isso fica bem claro na descrição da quinta onda que trata da aprendizagem colaborativa, valorizando a formação cultural humana na tentativa de dar continuidade ao desenvolvimento tecnológico informacional. Isso requer de nos educadores uma postura ativa e crítica diante das adversidades vividas na educação, principalmente na pública.

Anônimo disse...

bubu

Info & Educacao disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Educação e Tecnologia disse...

O Texto sintetiza bem o movimento que informática na educação viveu. Espero que estejamos se não preparados, ao menos abertos e dispostos a trabalhar com a 6ª onda.